Brasília-DF
Empresa: WWF - Brasil
Atribuições:
Liderar o desenvolvimento e a implementação de produtos, ações e meios de comunicação, entre eles a estratégia de comunicação; trabalhar pela consecução das metas e objetivos da Iniciativa Amazônia Viva, conscientizando as sociedades quanto à Amazônia e divulgando a importância do trabalho do WWF; facilitar a comunicação interna no tocante à LAI no âmbito do WWF; atuar como ponto focal de comunicação da LAI na Rede WWF; trabalhar para assegurar que as partes interessadas e parceiros (governos, organizações internacionais, empresas e indivíduos) entendam e apoiem as metas e os objetivos da LAI; identificar e construir novas oportunidades internacionais de comunicação para o WWF na Amazônia; desenvolver excelentes relações de trabalho dentro e fora da Rede WWF e promover a estratégia LAI do WWF em todos os níveis para alcançar o maior impacto possível.
Competências e habilidades desejadas:
Observações complementares:
Empresa: WWF - Brasil
Atribuições:
- Desenvolver e implementar a estratégia de comunicação para a LAI respeitando os cronogramas e orçamentos acordados, assegurando a integração com as estratégias e os componentes transformacionais da Iniciativa, e direcionando os esforços a públicos-alvo chave para construir um perfil internacional para a LAI.
- Desenvolver projetos e ações de captação de recursos para apoiar as necessidades de comunicação, e os planos de trabalho anuais para as atividades de comunicação. Planejar e monitorar o uso dos recursos orçamentários de comunicação. Preparar as descrições, os orçamentos e os relatórios de progresso dos projetos de comunicação.
- Planejar, articular e ajudar os Escritórios do WWF a identificar e reunir histórias e outros materiais (vídeo, áudio, imagens, etc.) de toda a região amazônica. Redigir, editar, produzir e distribuir boletins, panfletos, informativos, folders, filmes, animações e outros produtos de comunicação, inclusive formatos mais ágeis e inovadores de comunicação, para divulgar a LAI e a Amazônia.
- Desenvolver uma estratégia interna de comunicação para a LAI aproveitando as plataformas existentes (p.ex., comunidades LAI em Connect ou Google Sites, Boletim LAI, notícias, e-mail) e utilizando novas plataformas, inclusive mídias mais ágeis e inovadores. Assegurar que todos os materiais de comunicação do WWF sobre a Amazônia estejam alinhados com as posições e orientações da Equipe Central LAI e as estruturas de governança correlatas, e que sigam a identidade visual da marca WWF e outras diretrizes de comunicação da Rede.
- Planejar, coordenar e desenvolver materiais, produtos e outros meios de comunicação para ajudar o WWF a captar recursos para a estratégia LAI.
- Desenvolver e manter a Comunidade Web da LAI (em Connect ou Google Sites, a critério do WWF). Fornecer uma plataforma para um banco de histórias sobre a Amazônia. Trabalhar com outros escritórios WWF para assegurar que seu conteúdo web seja preciso e reflita as estratégias e realizações da LAI. Promover a veiculação de notícias em sites do WWF Internacional, Escritórios e Iniciativas do WWF e da Rede.
- Desenvolver e manter boas relações de trabalho com conjunto selecionado de jornalistas das mídias virtual, impressa e TV/rádio. Liderar, coordenar e apoiar a Equipe Ampliada de Comunicação Amazônia Viva e outros membros de comunicação do WWF.
- Identificar prioridades e fornecer suporte de comunicação e treinamento para a Equipe Central LAI, estabelecendo os vínculos necessários entre as estratégias e componentes transformacionais.
- Supervisionar, conduzir e/ou sintetizar as pesquisas de mercado existentes, conforme seja necessário, para subsidiar a estratégia e a campanha de comunicação propostas e formuladas com o objetivo de conscientizar os públicos-alvo quanto à importância da Amazônia e as ameaças enfrentadas pela região, e posicionar o WWF perante esses públicos. Pesquisar e propor materiais, produtos, ações e/ou meios de comunicação para promover a LAI e a Amazônia.
- Identificar e construir parcerias com indivíduos, grupos e organizações que apoiem a comunicação externa para a Amazônia em nível regional, liderando os Escritórios/Organizações WWF que apoiam e implementam a LAI em articulação com suas estratégias de comunicação.
- Liderar, orientar, recrutar, supervisionar, avaliar e apoiar diretamente os seus membros, seguindo as orientações da LAI, do Líder da LAI e dos Escritórios/Organizações dos quais façam parte.
Liderar o desenvolvimento e a implementação de produtos, ações e meios de comunicação, entre eles a estratégia de comunicação; trabalhar pela consecução das metas e objetivos da Iniciativa Amazônia Viva, conscientizando as sociedades quanto à Amazônia e divulgando a importância do trabalho do WWF; facilitar a comunicação interna no tocante à LAI no âmbito do WWF; atuar como ponto focal de comunicação da LAI na Rede WWF; trabalhar para assegurar que as partes interessadas e parceiros (governos, organizações internacionais, empresas e indivíduos) entendam e apoiem as metas e os objetivos da LAI; identificar e construir novas oportunidades internacionais de comunicação para o WWF na Amazônia; desenvolver excelentes relações de trabalho dentro e fora da Rede WWF e promover a estratégia LAI do WWF em todos os níveis para alcançar o maior impacto possível.
Competências e habilidades desejadas:
- Excelente fluência verbal em inglês e em espanhol ou português (de preferência nos três idiomas);
- Domínio de ferramentas de informática/internet e extensa familiaridade com software e hardware de editoração eletrônica (DTP);
- Capacidade de realizar várias tarefas simultaneamente e de trabalhar de modo independente e eficaz para cumprir prazos sem comprometer a qualidade;
- Habilidade para negociação e resolução de conflitos;
- Capacidade de se comunicar e apresentar informações de maneira concisa e compreensível;
- Excelente trabalho de equipe, comprometimento, responsabilidade e respeito aos prazos.
- Sintonia com os valores do WWF: Paixão e otimismo, desafio e inspiração, credibilidade e responsabilidade, perseverança e foco no resultado.
- Orientação estratégica: Estabelecer e se comprometer com uma linha de ação de longo alcance para atingir objetivo ou visão a longo prazo após análise de fatos e pressupostos, levando em consideração os recursos, as restrições e os valores organizacionais.
- Liderança: Buscar constantemente (ou incentivar outros a buscar) abordagens diferentes e inovadoras para lidar com problemas e oportunidades organizacionais.
- Persuasão: Capacidade de vender uma estratégia organizacional com paixão, criando uma visão clara de uma situação futura e ajudando os demais a entender e sentir como as coisas serão diferentes quando a visão for alcançada.
- Foco nos resultados: Fixar metas elevadas para si mesmo e para o grupo; usar métodos de mensuração para monitorar o progresso em direção à meta; e trabalhar arduamente para alcançar ou superar as metas, obtendo grande satisfação do processo e melhorando continuamente.
- Gerenciamento de equipes globais: Facilitar a construção de equipes em um meio social e culturalmente diverso, promovendo a abertura, a flexibilidade e o respeito para favorecer o desempenho de cada membro da equipe.
- Tomada de decisões: Identificar e entender as questões, os problemas e as oportunidades; comparar dados de diversas fontes e tirar conclusões; usar abordagens eficazes para selecionar a linha de ação ou desenvolver a solução adequada; e agir levando em consideração fatos, restrições e possíveis consequências.
- Graduação em Jornalismo, Comunicação ou áreas correlatas.
- Desejável pós-graduação em área pertinente.
- Experiência de pelo menos 5 anos na área de comunicação em organização de renome, de preferência sem fins lucrativos, tendo entre suas responsabilidades a concepção, formulação e implementação de estratégias e planos de trabalho de comunicação, assim como a articulação e liderança de equipes e coordenação de atividades com parceiros
- Desejável conhecimento da estrutura organizacional, metas, diretrizes e atividades do WWF, sendo este um nítido diferencial, bem como familiaridade com a Iniciativa Amazônia Viva e com as questões de conservação da Amazônia em geral
- Desejável conhecimento da realidade amazônica e experiência profissional em pelo menos um país amazônico.
- Familiaridade com uma ampla gama de ferramentas e abordagens de comunicação, seus possíveis impactos e sua adequação para uma organização como o WWF.
- É fundamental que o candidato tenha experiência de trabalho em ambientes internacionais e multiculturais.
- Experiência comprovada de sucesso na divulgação de questões complexas de tal forma que sejam facilmente compreendidas e que empolguem uma grande variedade de públicos-alvo de todos os níveis, por meio de canais diversos (impresso, rádio, internet, TV, etc.).
Observações complementares:
- Disponibilidade para viagens;
- Disponibilidade para residir em Brasilia ou escritório do WWF na região amazônica;
- Relacionamento com o público interno: Dentro do WWF, o Chefe de Comunicação da LAI tem como supervisor direto o Líder LAI, trabalha em estreita relação com os outros Chefes de Estratégias Transformacionais da LAI e de Componentes Transversais, relaciona-se com outros membros da Equipe Central (entre os quais membros da Unidade de Apoio LAI LAC), em articulação com a Equipe Central LAI e a Equipe Ampliada de Comunicação Amazônia Viva, inclusive representantes das Unidades do WWF que trabalham com a Amazônia (como WWF Internacional e LAC, Escritórios/Organizações Sub-regionais, Iniciativas Globais, Programas Globais, etc.), e relaciona-se com o pessoal de marketing, captação de recursos e de outras áreas das Unidades WWF, particularmente da Unidade WWF à qual pertence. O candidato escolhido também poderá precisar manter contato regular e coordenar com outros membros da Rede WWF.
- Relacionamento com o público externo: Como parte da Equipe Central LAI, este cargo é crucial para assegurar uma divulgação bem-sucedida da iniciativa entre públicos-alvo bem definidos, abrangendo de empresas e indústrias até governos, ONGs, doadores e consumidores. O WWF precisa ser visto como uma organização com autoridade e visão para congregar as parcerias que forem necessárias para manter um bioma amazônico ecologicamente saudável. Para que isso ocorra, a área de comunicação da LAI deverá posicionar a Amazônia como ícone global e ao mesmo tempo apoiar cada uma das estratégias da iniciativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário